Mobilização pelo PL das Velocidades Seguras
Apresentação
A redução das velocidades nas cidades é uma das medidas mais eficazes para salvar vidas no trânsito. Com base nesse princípio, diversas organizações da sociedade civil vêm atuando de forma coordenada para promover a aprovação do Projeto de Lei das Velocidades Seguras (PL 2789/2023), que propõe a revisão dos limites de velocidade nas vias urbanas brasileiras.
A iniciativa é fruto da atuação da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Fundação Thiago de Morais Gonzaga (FTMG) e Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, cada uma com projetos e estratégias complementares que se somam na defesa de um trânsito mais seguro, justo e humano:
- A UCB, por meio do projeto Vias Seguras, atua em advocacy nacional e articulação política, fortalecendo a mobilização da sociedade civil e promovendo o engajamento com base em evidências e princípios da mobilidade sustentável.
- A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, com o programa Vida Urgente, atua em duas frentes: na articulação política nacional e local (Porto Alegre/RS), e na criação de campanhas para sensibilizar e informar sobre o impacto da velocidade na vida das pessoas.
- A Ciclocidade, referência em pesquisa e incidência local em São Paulo, lidera o boletim Sistemas Seguros, a produção de materiais técnicos, voltados também para sustentar o PL, promovendo debates técnicos e estratégicos com foco na implementação de políticas que priorizam os usuários mais vulneráveis nas ruas, além de ações de comunicação no projeto.
A experiência de Fortaleza mostra que é possível transformar a segurança viária nas cidades brasileiras. Entre 2018 e 2023, a capital cearense readequou os limites de velocidade em mais de 60 avenidas, adotando o limite de 50 km/h. Como resultado, houve uma redução de 68% nas mortes nessas vias. Essa política pública, integrada e baseada em evidências, tornou-se referência nacional e inspira outras cidades a seguir o mesmo caminho. ➡ Saiba mais: uniaodeciclistas.org.br/geral/projeto-vias-seguras-2025/ Juntas, essas organizações integram uma colaboração estratégica nacional em torno do PL das Velocidades Seguras, proposta legislativa construída pela sociedade civil, com base em evidências científicas, dados epidemiológicos e nas melhores práticas internacionais de segurança viária. O projeto está alinhado às metas da Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU, ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e às diretrizes da mobilidade urbana sustentável e inclusiva.
A proposta não é apenas reduzir números, mas transformar o ambiente urbano, promovendo mais equidade, qualidade de vida e acesso seguro à cidade para todas as pessoas – especialmente pedestres, ciclistas e motociclistas.
🔗Acompanhe a tramitação do projeto e apoie essa construção coletiva pela vida em:
pldasvelocidadesseguras.org.br
📰 Para ter acesso a notícias e novidades, assine o boletim mensal: ciclocidade.org.br/boletim-sistemas-seguros
✍️ Assine a petição e ajude a salvar vidas no trânsito:change.org/p/assine-a-petição-e-apoie-o-projeto-que-vai-reduzir-as-mortes-no-trânsito-no-brasil
Mapa da comunidade
Apoio institucional
