1º Prêmio Periferia Viva

Sobre a iniciativa

A Secretaria Nacional de Periferias (SNP) do Ministério das Cidades está construindo um novo programa para canalizar o investimento público nas periferias brasileiras, o Periferia Viva.

Entendendo que estes territórios possuem carências multidimensionais, mas também múltiplas potencialidades, a implementação de políticas públicas por intermédio de programas setoriais se torna cada vez mais limitada e começa a requerer um pacto de priorização que envolva diversas políticas públicas, articulação interfederativa e o protagonismo da população local por meio de entidades, movimentos e coletivos populares, reconhecendo o papel desses agentes promotores na melhoria da qualidade urbana.

É neste contexto que surge o Programa Periferia Viva. Ele objetiva reduzir as desigualdades socioterritoriais, integrando as políticas públicas nos territórios periféricos, fortalecendo o protagonismo da população local no processo decisório das intervenções e promovendo as potencialidades das periferias brasileiras.

No processo da sua concepção a SNP lança o Prêmio Periferia Viva, destinado a apoiar 54 iniciativas sociais em territórios periféricos de todo o Brasil.

Esse prêmio busca reconhecer que as periferias brasileiras são territórios de potência e criatividade e não apenas de carências e vulnerabilidades. Diante desta realidade, diversas redes, articulações, associações, movimentos sociais e atores coletivos se organizam para garantir uma vida melhor para as cidadãs e cidadãos das periferias das grandes cidades do país. É isso que entendemos como potência das periferias.

O objetivo da SNP com o Prêmio Periferia Viva é fomentar e apoiar iniciativas que alimentam essa potência periférica de norte a sul do Brasil. Além do prêmio de 50 mil reais, convidaremos todos as/os premiadas/os para estar em Brasília no Encontro Nacional das Periferias, no final de 2023, para iniciar a constituição de uma rede nacional de iniciativas periféricas que, temos certeza, será ainda mais potente nos próximos anos.

Organizações

Comunidade

FrankielyClélia AntunesAmanda MontenegroThays Matheus MaiaMaria Luanna Jaqueline Freire dos ReisLuana AlvesSimon FanNaomi YamadaLuana Martins MachadoLUDMILSONJEAN ARAGAOLUDMILSONDaniloIsis Cavalcanti