Apresentação
REGULAMENTO DA CAMPANHA “FAMÍLIA REFRIGERAÇÃO”
NOME DA CAMPANHA: “Família Refrigeração: Conte sua história!”
PERÍODO DE VIGÊNCIA: De maio a novembro de 2025* (* Podendo ser prorrogada pelos seus realizadores, em comum acordo.) PÚBLICO-ALVO:
1. Núcleo A: Famílias Empreendedoras
· Técnicos/as autônomos/as que prestam serviços em domicílio;
· Microempreendedores Individuais (MEIs) e Pequenos Negócios Familiares;
· Profissionais em geral, como instrutores/as, engenheiros/as e projetistas.
2. Núcleo B: Famílias Empresárias
· Proprietários (sócios e membros) de Empresas de venda, instalação e manutenção, reciclagem/regeneração, consultoria/engenharia (pequenas, médias e grandes empresas; ex: ME, Eireli, Ltda);
· Distribuidores e Representantes Comerciais, como distribuidores de equipamentos, peças e suprimentos para o setor (incluindo on-line).
REGRAS DE PARTICIPAÇÃO:
Todos os profissionais, empreendedores, empresários/as atuantes do setor AVAC-R, que desejam concorrer a ter a história de sua família apresentada (por meio de textos e fotos) por esta campanha, podem se candidatar enviando um resumo da história, que deverá ser acompanhado por uma ou mais fotos no link inscrição).
As melhores histórias serão avaliadas por um Comitê composto por membros do MMA, Abrava e GIZ, conforme os critérios de seleção definidos neste regulamento.
O comitê avaliará as histórias por meio dos materiais enviados:
- Texto, limite máximo de 1.500 caracteres.
- Fotos ( de 1 a 10 fotos)
Formato: JPEG (.jpg) ou PNG (.png)
Tamanho máximo de cada arquivo: 2 MB
Orientação: Horizontal e/ou vertical
OBSERVAÇÕES:
Conteúdo de fotos: As fotos devem estar nítidas, bem iluminadas e representar de forma clara a família que está se candidatando.
Nome do arquivo: Identifique as fotos com o nome da família ou da equipe (ex: nome-da-familia.jpg)
IMPORTANTE: As imagens enviadas para concorrer ao concurso também serão utilizadas em materiais institucionais, apresentações, publicações e redes sociais, sempre com os devidos créditos, sendo que o aceite eletrônico do regulamento e o envio das imagens são prova do consentimento para a utilização retro mencionada.
PREMIAÇÃO – DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA DA SUA FAMÍLIA:
A campanha “FAMÍLIAS REFRIGERAÇÃO” visa dar visibilidade a histórias inspiradoras de famílias, atuantes do setor de Refrigeração e Ar Condicionado (AVAC-R), que superaram desafios e alcançaram a prosperidade atuando no setor.
As famílias selecionadas, conforme critérios divulgados, terão suas histórias DIVULGADAS nas mídias do setor por meio dos realizadores da campanha.
Essa ação de publicização das histórias inclui a divulgação prioritária (ainda a ser definida) de até 10 principais histórias na FEBRAVA- 2025 - Feira de refrigeração, ar-condicionado, ventilação, aquecimento e tratamento de ar - evento mais importante da indústria AVAC-R da América Latina.
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DAS HISTÓRIAS
(Histórias selecionadas e que serão reveladas na FEBRAVA)
1. Constituição das Famílias (pré-requisitos para seleção)
Pelo menos três dos pré-requisitos listados abaixo precisam ser cumpridos como pré-requisitos para a candidatura:
· Famílias onde dois ou mais membros trabalham como técnicos/as (em empresas de refrigeração ou com negócio próprio).
· Famílias com Mulheres que atuam no setor na prática ou apoiando a atividade.
· Famílias com jovens que buscaram qualificação profissional no setor de refrigeração.
· Famílias que incentivam a educação e o desenvolvimento de seus membros.
· Famílias cujas histórias evidenciem a importância das Boas Práticas de Refrigeração e, em especial, na eliminação dos vazamentos de fluidos refrigerantes.
· Famílias que valorizam seus membros mais experientes.
· Famílias que têm Pessoas com Deficiência, e garantem a inclusão de pessoas com deficiência, mostrando suas contribuições para o setor e promovendo a acessibilidade.
· Famílias cujas histórias possam inspirar jovens profissionais a optarem pelo setor de refrigeração em suas carreiras.
· Famílias que demonstram a importância de empreender e investir no setor de refrigeração.
· Famílias que passaram o negócio de geração em geração.
2. Critérios Demográficos e Geográficos (para classificação final)
Uma análise qualitativa das informações apresentadas garantirá uma abrangência nacional da Campanha, considerando as seguintes caraterísticas:
· Incluir famílias de todas as regiões do Brasil.
· Valorizar as particularidades de cada região: como a história desta família impacta a cultura e a atividade local.
· Valorizar a diversidade étnica do Brasil, incluindo profissionais de diferentes raças e etnias.
3. Representação Socioeconômica e Cultural Equilibrada (classificação final)
Uma análise qualitativa das informações apresentadas garantirá uma representação socioeconômica e cultural equilibrada dos casos selecionados, considerando as seguintes caraterísticas:
· Incluir famílias de diferentes classes sociais, desde as mais humildes até as mais abastadas.
· Mostrar a realidade do setor em diferentes contextos econômicos (pequenas, médias e grandes empresas).
· Assegurar a representação de homens e mulheres em todas as etapas da campanha, desde os participantes até os materiais de divulgação.
· Valorizar a participação de mulheres e jovens no setor.
· Mostrar a importância da experiência dos profissionais mais experientes, destacando a troca de conhecimentos intergeracionais.
· Assegurar e respeitar as diferentes formas de estrutura familiar e as diferentes religiões.
4. Boas Práticas em Refrigeração (classificação final, itens pontuáveis)
A avaliação dos critérios de pontuação terá a pontuação máxima de 120 pontos, sendo que cada item listado abaixo terá uma pontuação máxima de 20 pontos:
· Sustentabilidade: Famílias que minimizem o impacto ambiental dos fluidos refrigerantes por meio da aplicação das boas práticas (ex: recolhimento, reciclagem, regeneração).
· Segurança: Famílias que promovam a importância da segurança no trabalho, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual e a prevenção de acidentes.
· Inovação: Famílias que incentivem a adoção de novas ferramentas e tecnologias, especialmente as mais amigáveis ao meio ambiente (ex: tecnologias verdes, baixo GWP, eficiência energética), e a busca por soluções inovadoras para os desafios do setor.
· Treinamento: Famílias que buscam a atualização contínua e investem em capacitação técnica e treinamento de suas equipes.
· Ética: Famílias que promovam a ética e a transparência nas relações comerciais e profissionais.
· Diversidade: Famílias que tenham entre seus membros mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, membros da comunidade LGBTQIA+ e faixas etárias diversas.
Regra de não participação:
Os profissionais e membros da comissão organizadora da Campanha, diretamente envolvidos na sua organização, não poderão participar, mesmo tendo histórias familiares relacionadas ao tema.
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