Desenvolvimento Urbano Integrado com enfoque na Redução de Riscos de Desastres Geo-hidrológicos - DUI-RRD Cidades

Apresentação

O projeto Desenvolvimento Urbano Integrado com enfoque na Redução de Riscos de Desastres Geo-hidrológicos (DUI-RRD Cidades) é uma parceria entre a Fiocruz e a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM) do Ministério das Cidades. 

🎯 Objetivo 

O objetivo do projeto é fortalecer as estratégias nacionais de planejamento urbano integrado e garantir maior segurança e qualidade de vida por meio da elaboração de um manual com metodologias de intervenções urbanas integradas para redução de riscos de desastres em municípios brasileiros. 

🧩 Construção coletiva 

Buscando melhorar a aplicabilidade e efetividade do manual, o projeto prevê sua validação em diferentes contextos municipais. Para isso, foram selecionados 12 municípios de seis estados brasileiros. Esses municípios receberão feedbacks sobre propostas de intervenção urbana apresentadas enquanto contribuem para a elaboração do manual a partir de suas diferentes realidades locais.

A seleção dos municípios levou em conta critérios como: disponibilidade de infraestrutura e capacidade técnica e operacional, avaliação de iniciativas já existentes, diagnóstico das áreas de risco geo-hidrológico, arranjos intersetoriais, organização de gestão participativa com a comunidade e propostas de intervenção baseadas nos princípios de resiliência urbana e sustentabilidade. 

Além dos municípios, o projeto conta com um Grupo de Trabalho Ampliado (GTA), composto por especialistas, instituições e movimentos sociais ligados ao tema, que atuarão como instância consultiva do projeto, contribuindo para o debate e para o desenvolvimento do manual. 

Tanto as cidades selecionadas quanto os atores sociais do GTA terão a oportunidade de participar de uma série de oficinas temáticas relacionadas aos temas do Desenvolvimento Urbano Integrado e da Redução de Riscos de Desastres, como participação social, planejamento ambiental, adaptação climática e territorial e viabilidade econômica.  

Na segunda fase do projeto, em 2026, seis dos doze municípios atuarão como territórios-piloto para aplicação da metodologia. 

Confira abaixo a lista completa das cidades selecionadas: 

  • Candeias – BA  
  • Simões Filho – BA 
  • Olinda – PE  
  • Teresina – PI  
  • Nova Lima – MG  
  • Belo Horizonte – MG  
  • Contagem – MG   
  • Mangaratiba – RJ  
  • Petrópolis – RJ  
  • Nova Friburgo – RJ  
  • Paraíba do Sul – RJ  
  • São Sebastião do Caí – RS 

🔍 O que você encontra aqui? 

A Plataforma ReDUS é um dos espaços de trocas entre os/as participantes e de divulgação das principais ações do projeto. 

📅 Cronograma do projeto 

 Clique aqui para acompanhar o nosso calendário. 

🌐 Formação de rede 

 Clique aqui para se apresentar e conhecer quem faz parte do projeto. 

💬 Fórum de discussões 

 Acompanhe aqui os fóruns de discussões dos eixos temáticos do projeto. 

📁 Materiais de referência 

 Acesse materiais que auxiliam no desenvolvimento de propostas de intervenção urbana integrada e redução de riscos de desastres na nossa biblioteca

Para mais informações, entre em contato com a equipe do projeto: 

📩 rrd.cidades@fiocruz.br 

Mapa da comunidade

Apoio institucional