Rio Inclusivo e Sustentável

Carregando

Últimas notícias

Próximos eventos

Carregando dados...
Carregando

Sobre

O projeto Rio Inclusivo e Sustentável tem como objetivo promover a resiliência urbana e climática nos municípios do Rio de Janeiro, fortalecendo as metas da Agenda 2030 e os princípios da Nova Agenda Urbana em todo o território do estado, além de trabalhar para mobilizar os municípios para construir um Rio de Janeiro mais inclusivo  

A iniciativa é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade. 

O foco do projeto é mobilizar e engajar os municípios fluminenses para a construção de um Rio mais inclusivo e sustentável, sem deixar ninguém e nenhum território para trás! 

Para isso, ele é dividido em três trilhas temáticas:   

• Trilha 1 | Rio Informado: produção de informações e dados qualificados para apoiar o Governo do Estado do Rio de Janeiro e as cidades fluminenses na tomada de decisão baseada em evidências, por meio da localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

• Trilha 2 | Rio Resiliente e Sustentável: capacitação de gestores públicos municipais e estaduais para alcançar as metas da Agenda 2030, com destaque para o ODS 6 (Água Potável e Saneamento), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 13 (Ação Contra a Mudança do Clima).  

• Trilha 3 | Rio Inclusivo: a partir da participação social e do empoderamento econômico, essa trilha visa incluir a população como protagonista na criação de soluções para a promoção de um desenvolvimento sustentável. 

Organizações

Iniciativas Vinculadas

Desafio dos ODS

18 participantes

O Desafio dos ODS é a chance de chamar atenção para como seu município está trabalhando para construir uma cidade mais sustentável, resiliente e inclusiva.

Comunidade