Plano Diretor Estratégico e Plano Municipal de Habitação do município de Itaquaquecetuba

Sobre a iniciativa

As temáticas urbana e habitacional estão diretamente interligadas. No contexto global, iniciativas como a Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (lançada pela Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável - Habitat III) ressaltam a sua interseccionalidade e a relevância de serem trabalhadas paralelamente em prol do desenvolvimento sustentável. No contexto brasileiro, mais especificamente do estado de São Paulo, a articulação entre urbano e habitacional está presente na Constituição Estadual de 1989, evidenciada pela transformação da então Companhia de Desenvolvimento Habitacional (CDH) em Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), e também na recém-criada Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) em substituição à Secretaria de Habitação.

Estes elementos, portanto, embasam e fortalecem a formulação integrada do Plano Diretor Estratégico (PDE) e do Plano Municipal de Habitação (PMH) no município de Itaquaquecetuba.

O Plano Mobilização Social integrado do PDE e do PMH inclui promover a participação dos cidadãos presencialmente, por meio de oficinas nos bairros, oficinas temáticas e pela organização da Conferência da Cidade de Itaquaquecetuba. Esta iniciativa na plataforma digital da ReDUS irá ajudar a tornar o processo ainda mais participativo e colaborativo, conforme estabelecido no princípio da Gestão Democrática da Cidade do Estatuto da Cidade.

Organizações

Comunidade

Matheus MaiaAlexandre FeijóCimaraJoão Piascentini Flávia Rios Jéssica GuerraEltonLais SilvaGeraldo LuizNaomi YamadaThomaz RamalhoSabrina CordeiroMichel ValériaCarolina Bloise

Redes sociais