Sobre

Coordenadora de projetos e designer estratégica da ORI:ORO, um instituto de trabalha com tecnologia de interesse público.

Formada em arquitetura e urbanismo, hoje apoia organizações no desenvolvimento de produtos digitais em processos colaborativos.

Iniciativas

Cidades 2030 - Programa de Apoio aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Programa de Apoio aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Plano Nacional de Habitação

O PlanHab 2040 será a estratégia organizadora do planejamento e da implementação da Política Nacional de Habitação nas próximas duas décadas.

4ª Jornada de Inovação: Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos

O Cidades que Transformam é uma iniciativa que promove a troca de diferentes saberes para criar um senso de pertencimento e compromisso mútuo de servidoras e servidores públicos na construção de cidades inclusivas, diversas e empreendedoras.

Fórum Inova Cidades - GT Compras Públicas

Fórum Inova Cidades

O Fórum Inova Cidades é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos que reúne uma rede de secretárias/os e dirigentes públicos unidos pelo objetivo de construir uma agenda para promover a inovação em cidades, sendo o principal interlocutor dos municípios brasileiros junto aos demais poderes, às esferas governamentais e à sociedade civil organizada.

Cidade Ativa

Organização social que promove cidades mais acolhedoras, resilientes e saudáveis

Comunidade de Práticas sobre Cadastro Territorial Multifinalitário

A comunidade CTM nasceu com o objetivo de construir uma rede colaborativa que visa o fortalecimento e disseminação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), entre os municípios brasileiros.

Projetos municipais em desenvolvimento urbano sustentável: águas urbanas para o planejamento

Rede Nacional do Patrimônio Público

A Rede Nacional do Patrimônio Público constitui uma iniciativa perene de articulação de organizações, pessoas gestoras e técnicas na área do patrimônio público imobiliário, para trocar experiências e encaminhar de forma conjunta assuntos de interesse comum.

Laboratório de Práticas

Laboratório para tutorial de aprendizado de utilização da plataforma ReDUS.

Secretaria Nacional de Periferias

Plano Nacional de Mobilidade

Atividades para desenvolvimento do PlanMob - Plano Nacional de Mobilidade Urbana. Busca um diagnóstico amplo da mobilidade no país e estratégias para a coordenação de ações entre os agentes responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilidade Urbana - SNMU. As atividades são dedicadas à Equipe da Mobilidade do Ministério das Cidades e colaboradores

CT Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

Comitê Técnico de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Conselho das Cidades

CT Periferias

Comitê Técnico de Periferias do Conselho das Cidades

CURSO - Introdução à Regularização Fundiária Urbana

Curso inicial de Capacitação ao tema Regularização Fundiária

Conselho das Cidades

O Conselho das Cidades é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, integrante do Ministério das Cidades, cuja finalidade é tratar acerca da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Foi criado em 2004 e representa uma instância de comunicação plural com a participação dos diversos atores sociais nos processos decisórios sobre a temática do desenvolvimento urbano sustentável.

Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD)

A Comissão Permanente da FNP – Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD), iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), tem como objetivo acompanhar, de forma permanente, a pauta de desastres junto aos órgãos competentes a fim de construir subsídios para a promoção de alternativas, programas e políticas de assistência e enfrentamentos dessa agenda.

Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação

Fórum Inova Cidades - GT Proteção de Dados em Governo Digital

Transformar cidades: Do Estatuto à inteligência ambiental e digital - Turma 01

Série de videoaulas sobre "Instrumentos de Planejamento Urbano", produzidas pelo Projeto ANDUS.

Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável

A ReDUS oferece espaços qualificados de interação entre pessoas e organizações do campo de desenvolvimento urbano sustentável.

Programa Bicicleta Brasil

Vias Seguras

Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais

Viva o Verde SP

O projeto Viva o Verde SP tem como objetivo contribuir para alcançar a igualdade na distribuição espacial e na acessibilidade das áreas verdes públicas na cidade, contribuindo para acelerar essa reaproximação do ponto de vista dos cidadãos e das administrações municipais e regionais ao aplicar ferramentas propostas pela NAU e a Agenda 2030.

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis – OICS é espaço virtual de disponibilização de conteúdo e soluções para a promoção de cidades sustentáveis.

Plataforma Colaborativa Observatório da Bicicleta

Lideranças Femininas Urbanas

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as mulheres como protagonistas do desenvolvimento das nossas cidades. A ideia é criar um espaço para prefeitas, secretárias, líderes de equipe e outras mulheres em situação de liderança em temas urbanos para trocas, acolhimento, aprendizagem e crescimento.

Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

A Rede Brasileira de Institutos de Planejamento surgiu do anseio de construir uma rede colaborativa entre departamentos de planejamento, com a missão de enfrentar os desafios das cidades e torná-las mais inclusivas e resilientes.

Aliança Bioconexão Urbana

A Aliança Bioconexão Urbana é um grupo que trabalha para a sustentabilidade das cidades, deixando-as mais resilientes para enfrentar as mudanças no clima

BikeOK

Territórios da Cidadania - Promover a Igualdade com Integração de Políticas Públicas

Visita técnica – Conhecendo o desenvolvimento urbano integrado na Alemanha e na Áustria

Fórum Nacional de Secretárias e Secretários Municipais de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos

Marco Legal do Transporte Público Coletivo

Prêmio Bicicleta Brasil

Alimenta Cidades – Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades

Fórum Inova Cidades - GT Ambientes de Inovação

Mentoria em Ordenamento Territorial Municipal para Cidades Amazônicas

O Projeto ANDUS em parceria com o Ministério das Cidades e o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, oferece uma Mentoria em Ordenamento Territorial Municipal para cinco cidades da Amazônia Legal.

Cidade Presente - Grupo Terra

Equipe de Trabalho - Capacidades

Teste-Teste

Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (NSP)

O Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik, NSP) é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) na Alemanha e ocorrerá de 14 a 16 de setembro de 2022, em Berlim. O Congresso tratará dos desafios das cidades e pretende ser uma plataforma internacional para trocas de experiências nos temas urbanos. Neste ano, o Congresso intitula-se "Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana".

CT Mobilidade Urbana

Comitê Técnico de Mobilidade Urbana do Conselho das Cidades

Fórum Inova Cidades - GT Inclusão Digital e Inovação Social

IplanFOR

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Goiânia – PDUI RMG

Rede de Cidades Polo do Nordeste

O Projeto Rede de Cidades Polo tem como objetivo impulsionar a implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e fortalecer as capacidades de gestão de 52 municípios brasileiros (G52) para promover políticas de desenvolvimento urbano sustentável, amparadas em modelos de governança compartilhada e trabalho em rede.

Impacto nos Municípios (2022)

A iniciativa IMPACTO NOS MUNICÍPIOS é a terceira fase do Projeto ANDUS em sua colaboração com os entes federativos municipais. Conta com 4 municípios - Amajari/RR, Fortaleza/CE, Naviraí/MS e Sobral/CE - e foca nos temas Regularização Fundiária e Soluções baseadas na Natureza.

Brookfield Properties

Fórum Inova Cidades - GT Serviços Digitais

Projeto Cicloviário do Município de Ponta Porã (MS)

Circuito Urbano

O Circuito Urbano é uma iniciativa criada pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil, em 2018, para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano, por meio de apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. El Circuito Urbano es una iniciativa creada por la oficina de ONU-Habitat en Brasil en 2018 para promover el debate sobre los temas del Octubre Urbano de cada año, a través del apoyo institucional a eventos organizados por diversos actores.

União de Ciclistas do Brasil

Instituto Aromeiazero

Curso Regionalização do Orçamento Municipal

Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana - SEMOB

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió - PDUI

Este projeto caracteriza-se como uma colaboração técnico-científica entre docentes de instituições de ensino superior e governo do estado de Alagoas que visa apoiar e fortalecer a capacidade do SISTEMA METROPOLITANO DE MACEIÓ para executar, acompanhar, monitorar e avaliar o processo de planejamento territorial, integrado e participativo da Região Metropolitana de Maceió, cujo produto final é o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região da Grande Maceió.

Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana

Fórum Unicidades

Iniciativa de articulação entre secretários, secretárias e gestores municipais de todo o Brasil, incluindo Secretarias de Urbanismo, Planejamento Urbano e Política Urbana, além de autarquias municipais responsáveis pelo ordenamento territorial, incluindo agendas de planejamento, regulação e fiscalização.​

Mobilidade Urbana Sustentável

A Plataforma Viabiliza busca promover a implementação de projetos de Mobilidade Urbana Sustentável (MUS) em cidades brasileiras.

Rede Cicloviária de Londrina

Fórum Inova Cidades - GT Plano Diretor de Cidades Inteligentes

Seminário Gestão de Dados

Projetos municipais em Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI)

Primeira fase do Projeto Cidade Presente em sua colaboração com entes municipais.

Fundação Mário Leal Ferreira

Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento

Promovendo soluções de transporte sustentável e equitativo

Planejamento, orçamento público e território - Comunidade de práticas

ENABICI

Caravana das Periferias

Iremos percorrer territórios periféricos por todo o país para identificar, reconhecer e mobilizar agentes territoriais e iniciativas organizadas pela população periférica visando construir políticas públicas em sintonia com essas experiências e objetivando dar mais visibilidade às carências e, sobretudo, as potências dessas comunidades.

Instituto Corrida Amiga

Organização social que atua por cidades saudáveis, acessíveis e caminháveis, com atividades de sensibilização, campanhas, projetos e pesquisas.

Turma piloto do curso EaD: “Cadastro Territorial Multifinalitário Aplicado à Gestão Municipal” com tutoria

Selo do Programa Bicicleta Brasil - parte do Programa Bicicleta Brasil

CT Habitação

Comitê Técnico de Habitação do Conselho das Cidades

AcessoCidades: cidades mais acessíveis e conectadas

Contribuir para qualifição das políticas de mobilidade urbana como ferramenta para integração das políticas de desenvolvimento urbano sustentável e redução de desigualdades socioespaciais com enfoques de classe social, raça e gênero.

@municípioslgpd

A nossa missão é auxiliar na adequação à Lei geral de proteção de dados (LGPD) e nas ações de transparência e integridade nos municípios.

Plano Diretor Estratégico e Plano Municipal de Habitação do município de Itaquaquecetuba

O Plano Mobilização Social integrado do PDE e do PMH inclui promover a participação dos cidadãos presencialmente, por meio de oficinas nos bairros, oficinas temáticas e pela organização da Conferência da Cidade de Itaquaquecetuba.

Equipe de Trabalho - Imersão: Clima e Cidades

Fórum Inova Cidades - GT Plano Diretor de Tecnologia da Informação

CT Saneamento Ambiental

Comitê Técnico de Saneamento do Conselho das Cidades

Fórum Nacional de Secretárias e Secretários Municipais de Cultura

Instituto Caminhabilidade

Fórum Inova Cidades - GT Política Nacional de Cidades Inteligentes

Rede Orçamento Mulher

A Rede Orçamento Mulher foi criada em 2022 a partir da reunião de diversas organizações em virtude da realização do Seminário Internacional "Orçamento Mulher: expandindo horizontes", realizado na Câmara dos Deputados.