Sobre

Comunicador, pesquisador e jornalista.

Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).

Atuo como Assessor de Comunicação nos projeto ANDUS e Cidade Presente, implementados pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Interessado em comunicação, produção de conteúdo, transformação digital, tecnologia, desenvolvimento sustentável e temáticas raciais.

Iniciativas

Cidades 2030 - Programa de Apoio aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Programa de Apoio aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Liderando para o Desenvolvimento 2022 - Secretários/as

O Programa Liderando para o Desenvolvimento tem como principal objetivo preparar lideranças do setor público que atuam em áreas estratégicas para promover o desenvolvimento local e melhorar as políticas e serviços públicos brasileiros.

Clima e Cidades

4ª Jornada de Inovação: Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos

O Cidades que Transformam é uma iniciativa que promove a troca de diferentes saberes para criar um senso de pertencimento e compromisso mútuo de servidoras e servidores públicos na construção de cidades inclusivas, diversas e empreendedoras.

Cidade Ativa

Organização social que promove cidades mais acolhedoras, resilientes e saudáveis

Projetos municipais em desenvolvimento urbano sustentável: águas urbanas para o planejamento

Laboratório de Práticas

Laboratório para tutorial de aprendizado de utilização da plataforma ReDUS.

Rede Nacional do Patrimônio Público

A Rede Nacional do Patrimônio Público constitui uma iniciativa perene de articulação de organizações, pessoas gestoras e técnicas na área do patrimônio público imobiliário, para trocar experiências e encaminhar de forma conjunta assuntos de interesse comum.

Secretaria Nacional de Periferias

CT Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

Comitê Técnico de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Conselho das Cidades

CT Periferias

Comitê Técnico de Periferias do Conselho das Cidades

Conselho das Cidades

O Conselho das Cidades é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, integrante do Ministério das Cidades, cuja finalidade é tratar acerca da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Foi criado em 2004 e representa uma instância de comunicação plural com a participação dos diversos atores sociais nos processos decisórios sobre a temática do desenvolvimento urbano sustentável.

Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação

Liderando para o Desenvolvimento 2022 - Prefeitos/as

O Programa Liderando para o Desenvolvimento tem como principal objetivo preparar lideranças do setor público que atuam em áreas estratégicas para promover o desenvolvimento local e melhorar as políticas e serviços públicos brasileiros.

Transformar cidades: Do Estatuto à inteligência ambiental e digital - Turma 01

Série de videoaulas sobre "Instrumentos de Planejamento Urbano", produzidas pelo Projeto ANDUS.

Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável

A ReDUS oferece espaços qualificados de interação entre pessoas e organizações do campo de desenvolvimento urbano sustentável.

Viva o Verde SP

O projeto Viva o Verde SP tem como objetivo contribuir para alcançar a igualdade na distribuição espacial e na acessibilidade das áreas verdes públicas na cidade, contribuindo para acelerar essa reaproximação do ponto de vista dos cidadãos e das administrações municipais e regionais ao aplicar ferramentas propostas pela NAU e a Agenda 2030.

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis – OICS é espaço virtual de disponibilização de conteúdo e soluções para a promoção de cidades sustentáveis.

Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

A Rede Brasileira de Institutos de Planejamento surgiu do anseio de construir uma rede colaborativa entre departamentos de planejamento, com a missão de enfrentar os desafios das cidades e torná-las mais inclusivas e resilientes.

Aliança Bioconexão Urbana

A Aliança Bioconexão Urbana é um grupo que trabalha para a sustentabilidade das cidades, deixando-as mais resilientes para enfrentar as mudanças no clima

encerrANDUS

Evento de encerramento do Projeto de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS).

Marco Legal do Transporte Público Coletivo

Alimenta Cidades – Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades

Semana Nacional de Trânsito e Semana da Mobilidade

O objetivo dessas comemorações é o de promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e sobre os enormes problemas que o uso excessivo de automóveis e motocicletas pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Mentoria em Ordenamento Territorial Municipal para Cidades Amazônicas

O Projeto ANDUS em parceria com o Ministério das Cidades e o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, oferece uma Mentoria em Ordenamento Territorial Municipal para cinco cidades da Amazônia Legal.

Cidade Presente - Grupo Terra

Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (NSP)

O Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik, NSP) é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) na Alemanha e ocorrerá de 14 a 16 de setembro de 2022, em Berlim. O Congresso tratará dos desafios das cidades e pretende ser uma plataforma internacional para trocas de experiências nos temas urbanos. Neste ano, o Congresso intitula-se "Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana".

Curso: Renovação Verde

Política Nacional de Desenvolvimento Urbano

Processo Participativo de Formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS)

CT Mobilidade Urbana

Comitê Técnico de Mobilidade Urbana do Conselho das Cidades

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Goiânia – PDUI RMG

Circuito Urbano

O Circuito Urbano é uma iniciativa criada pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil, em 2018, para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano, por meio de apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. El Circuito Urbano es una iniciativa creada por la oficina de ONU-Habitat en Brasil en 2018 para promover el debate sobre los temas del Octubre Urbano de cada año, a través del apoyo institucional a eventos organizados por diversos actores.

Curso Regionalização do Orçamento Municipal

Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana - SEMOB

Fórum Unicidades

Iniciativa de articulação entre secretários, secretárias e gestores municipais de todo o Brasil, incluindo Secretarias de Urbanismo, Planejamento Urbano e Política Urbana, além de autarquias municipais responsáveis pelo ordenamento territorial, incluindo agendas de planejamento, regulação e fiscalização.​

Mobilidade Urbana Sustentável

A Plataforma Viabiliza busca promover a implementação de projetos de Mobilidade Urbana Sustentável (MUS) em cidades brasileiras.

Cursos sobre os Instrumentos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (IDUS)

Curso: Introdução a Instrumentos de Planejamento Urbano

Seminário Gestão de Dados

Projetos municipais em Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI)

Primeira fase do Projeto Cidade Presente em sua colaboração com entes municipais.

Fundação Mário Leal Ferreira

Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento

Promovendo soluções de transporte sustentável e equitativo

Caravana das Periferias

Iremos percorrer territórios periféricos por todo o país para identificar, reconhecer e mobilizar agentes territoriais e iniciativas organizadas pela população periférica visando construir políticas públicas em sintonia com essas experiências e objetivando dar mais visibilidade às carências e, sobretudo, as potências dessas comunidades.

Instituto Corrida Amiga

Organização social que atua por cidades saudáveis, acessíveis e caminháveis, com atividades de sensibilização, campanhas, projetos e pesquisas.

Prêmio Minha Casa Minha Vida

O Prêmio Minha Casa, Minha Vida, visa valorizar empreendimentos habitacionais que contribuam para o aperfeiçoamento da qualidade, habitabilidade e sustentabilidade na produção de Habitação de Interesse Social no Brasil.

Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável

20 anos do Estatuto da Cidade: aprendizados e caminhos para a agenda urbana brasileira

Turma piloto do curso EaD: “Cadastro Territorial Multifinalitário Aplicado à Gestão Municipal” com tutoria

CT Habitação

Comitê Técnico de Habitação do Conselho das Cidades

AcessoCidades: cidades mais acessíveis e conectadas

Contribuir para qualifição das políticas de mobilidade urbana como ferramenta para integração das políticas de desenvolvimento urbano sustentável e redução de desigualdades socioespaciais com enfoques de classe social, raça e gênero.

@municípioslgpd

A nossa missão é auxiliar na adequação à Lei geral de proteção de dados (LGPD) e nas ações de transparência e integridade nos municípios.

Plano Diretor Estratégico e Plano Municipal de Habitação do município de Itaquaquecetuba

O Plano Mobilização Social integrado do PDE e do PMH inclui promover a participação dos cidadãos presencialmente, por meio de oficinas nos bairros, oficinas temáticas e pela organização da Conferência da Cidade de Itaquaquecetuba.

Equipe de Trabalho - Imersão: Clima e Cidades

CT Saneamento Ambiental

Comitê Técnico de Saneamento do Conselho das Cidades

Ciclo de capacitação para descarbonização das frotas de ônibus das cidades brasileiras

Série de eventos de capacitação sobre descarbonização das frotas de ônibus das cidades brasileiras, voltados para aquisição de ônibus elétricos.

Instituto Caminhabilidade

Desenvolvimento Urbano Sustentável

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), está implementando um projeto de cooperação técnica, financiado pelo BMZ, “Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)” que tem o objetivo aprimorar as condições para o desenvolvimento urbano mais integrado e centrado no cidadão. 

Rede Orçamento Mulher

A Rede Orçamento Mulher foi criada em 2022 a partir da reunião de diversas organizações em virtude da realização do Seminário Internacional "Orçamento Mulher: expandindo horizontes", realizado na Câmara dos Deputados.