Sobre

Arquiteta e Urbanista, graduada pela Universidade de Brasília (UnB).

Sou assessora técnica na Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito do Projeto "Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS)", desde 2019.

Na GIZ, também faço parte da coordenação do Grupo de Trabalho de Gênero e Direitos Humanos, fórum interno que trata a transversalidade desses temas nos projetos da GIZ no Brasil, promovendo o diálogo entre projetos, campanhas de sensibilização, workshops e capacitações.

No Projeto ANDUS, apoio no diálogo sobre desenvolvimento urbano sustentável junto ao Ministério das Cidades (MCidades). Atuo principalmente na ação de mentoria a municípios brasileiros e na equipe coordenadora da Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS).

Também estou na coordenação geral da iniciativa Lideranças Femininas Urbanas (LFU), que busca fortalecer mulheres em posição de liderança nas prefeituras dos municípios brasileiros.



Iniciativas

Cidades 2030 - Programa de Apoio aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Programa de Apoio aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Liderando para o Desenvolvimento 2022 - Secretários/as

O Programa Liderando para o Desenvolvimento tem como principal objetivo preparar lideranças do setor público que atuam em áreas estratégicas para promover o desenvolvimento local e melhorar as políticas e serviços públicos brasileiros.

Clima e Cidades

4ª Jornada de Inovação: Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos

O Cidades que Transformam é uma iniciativa que promove a troca de diferentes saberes para criar um senso de pertencimento e compromisso mútuo de servidoras e servidores públicos na construção de cidades inclusivas, diversas e empreendedoras.

Cidade Ativa

Organização social que promove cidades mais acolhedoras, resilientes e saudáveis

Rede Nacional do Patrimônio Público

A Rede Nacional do Patrimônio Público constitui uma iniciativa perene de articulação de organizações, pessoas gestoras e técnicas na área do patrimônio público imobiliário, para trocar experiências e encaminhar de forma conjunta assuntos de interesse comum.

Laboratório de Práticas

Laboratório para tutorial de aprendizado de utilização da plataforma ReDUS.

Plano Nacional de Mobilidade

Atividades para desenvolvimento do PlanMob - Plano Nacional de Mobilidade Urbana. Busca um diagnóstico amplo da mobilidade no país e estratégias para a coordenação de ações entre os agentes responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilidade Urbana - SNMU. As atividades são dedicadas à Equipe da Mobilidade do Ministério das Cidades e colaboradores

Conselho das Cidades

O Conselho das Cidades é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, integrante do Ministério das Cidades, cuja finalidade é tratar acerca da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Foi criado em 2004 e representa uma instância de comunicação plural com a participação dos diversos atores sociais nos processos decisórios sobre a temática do desenvolvimento urbano sustentável.

Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação

Liderando para o Desenvolvimento 2022 - Prefeitos/as

O Programa Liderando para o Desenvolvimento tem como principal objetivo preparar lideranças do setor público que atuam em áreas estratégicas para promover o desenvolvimento local e melhorar as políticas e serviços públicos brasileiros.

Transformar cidades: Do Estatuto à inteligência ambiental e digital - Turma 01

Série de videoaulas sobre "Instrumentos de Planejamento Urbano", produzidas pelo Projeto ANDUS.

Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável

A ReDUS oferece espaços qualificados de interação entre pessoas e organizações do campo de desenvolvimento urbano sustentável.

Programa Bicicleta Brasil

Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais

Viva o Verde SP

O projeto Viva o Verde SP tem como objetivo contribuir para alcançar a igualdade na distribuição espacial e na acessibilidade das áreas verdes públicas na cidade, contribuindo para acelerar essa reaproximação do ponto de vista dos cidadãos e das administrações municipais e regionais ao aplicar ferramentas propostas pela NAU e a Agenda 2030.

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis – OICS é espaço virtual de disponibilização de conteúdo e soluções para a promoção de cidades sustentáveis.

Plataforma Colaborativa Observatório da Bicicleta

Lideranças Femininas Urbanas

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as mulheres como protagonistas do desenvolvimento das nossas cidades. A ideia é criar um espaço para prefeitas, secretárias, líderes de equipe e outras mulheres em situação de liderança em temas urbanos para trocas, acolhimento, aprendizagem e crescimento.

Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

A Rede Brasileira de Institutos de Planejamento surgiu do anseio de construir uma rede colaborativa entre departamentos de planejamento, com a missão de enfrentar os desafios das cidades e torná-las mais inclusivas e resilientes.

Aliança Bioconexão Urbana

A Aliança Bioconexão Urbana é um grupo que trabalha para a sustentabilidade das cidades, deixando-as mais resilientes para enfrentar as mudanças no clima

BikeOK

encerrANDUS

Evento de encerramento do Projeto de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS).

Visita técnica – Conhecendo o desenvolvimento urbano integrado na Alemanha e na Áustria

Marco Legal do Transporte Público Coletivo

Prêmio Bicicleta Brasil

Alimenta Cidades – Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades

Semana Nacional de Trânsito e Semana da Mobilidade

O objetivo dessas comemorações é o de promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e sobre os enormes problemas que o uso excessivo de automóveis e motocicletas pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Mentoria em Ordenamento Territorial Municipal para Cidades Amazônicas

O Projeto ANDUS em parceria com o Ministério das Cidades e o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, oferece uma Mentoria em Ordenamento Territorial Municipal para cinco cidades da Amazônia Legal.

Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (NSP)

O Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik, NSP) é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) na Alemanha e ocorrerá de 14 a 16 de setembro de 2022, em Berlim. O Congresso tratará dos desafios das cidades e pretende ser uma plataforma internacional para trocas de experiências nos temas urbanos. Neste ano, o Congresso intitula-se "Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana".

Curso: Renovação Verde

Política Nacional de Desenvolvimento Urbano

Processo Participativo de Formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS)

Municípios (2021)

O Projeto ANDUS desenvolveu ações em parceria com seis municípios do país. O objetivo foi implementar estratégias, diretrizes e instrumentos de desenvolvimento urbano sustentável

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Goiânia – PDUI RMG

Impacto nos Municípios (2022)

A iniciativa IMPACTO NOS MUNICÍPIOS é a terceira fase do Projeto ANDUS em sua colaboração com os entes federativos municipais. Conta com 4 municípios - Amajari/RR, Fortaleza/CE, Naviraí/MS e Sobral/CE - e foca nos temas Regularização Fundiária e Soluções baseadas na Natureza.

Brookfield Properties

Projeto Cicloviário do Município de Ponta Porã (MS)

Circuito Urbano

O Circuito Urbano é uma iniciativa criada pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil, em 2018, para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano, por meio de apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. El Circuito Urbano es una iniciativa creada por la oficina de ONU-Habitat en Brasil en 2018 para promover el debate sobre los temas del Octubre Urbano de cada año, a través del apoyo institucional a eventos organizados por diversos actores.

União de Ciclistas do Brasil

Instituto Aromeiazero

Curso Regionalização do Orçamento Municipal

Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana - SEMOB

Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana Sustentável

A Plataforma Viabiliza busca promover a implementação de projetos de Mobilidade Urbana Sustentável (MUS) em cidades brasileiras.

Rede Cicloviária de Londrina

Seminário Gestão de Dados

Projetos municipais em Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI)

Primeira fase do Projeto Cidade Presente em sua colaboração com entes municipais.

Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento

Promovendo soluções de transporte sustentável e equitativo

ENABICI

Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável

20 anos do Estatuto da Cidade: aprendizados e caminhos para a agenda urbana brasileira

Selo do Programa Bicicleta Brasil - parte do Programa Bicicleta Brasil

AcessoCidades: cidades mais acessíveis e conectadas

Contribuir para qualifição das políticas de mobilidade urbana como ferramenta para integração das políticas de desenvolvimento urbano sustentável e redução de desigualdades socioespaciais com enfoques de classe social, raça e gênero.

Fórum de Proteção de Dados Pessoais dos Municípios

A nossa missão é auxiliar na adequação à Lei geral de proteção de dados (LGPD) e nas ações de transparência e integridade nos municípios.

Equipe de Trabalho - Imersão: Clima e Cidades

Instituto Caminhabilidade

Rede Orçamento Mulher

A Rede Orçamento Mulher foi criada em 2022 a partir da reunião de diversas organizações em virtude da realização do Seminário Internacional "Orçamento Mulher: expandindo horizontes", realizado na Câmara dos Deputados.