Sobre

Jessica é engenheira de energia, pós-graduada em políticas públicas e sustentabilidade e mestre em sistemas elétricos de potência. Assessora técnica da GIZ, Agência de Cooperação Alemã, onde atuou no “Projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água (ProEESA)" e no Projeto "Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (EEDUS)" hoje, no Projeto “Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)”

Iniciativas

Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (NSP)

O Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik, NSP) é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) na Alemanha e ocorrerá de 14 a 16 de setembro de 2022, em Berlim. O Congresso tratará dos desafios das cidades e pretende ser uma plataforma internacional para trocas de experiências nos temas urbanos. Neste ano, o Congresso intitula-se "Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana".

Transformar cidades: Do Estatuto à inteligência ambiental e digital

Série de videoaulas sobre "Instrumentos de Planejamento Urbano", produzidas pelo Projeto ANDUS.

Lideranças Femininas Urbanas

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as mulheres como protagonistas do desenvolvimento das nossas cidades. A ideia é criar um espaço para prefeitas, secretárias, líderes de equipe e outras mulheres em situação de liderança em temas urbanos para trocas, acolhimento, aprendizagem e crescimento.

Projetos municipais em Desenvolvimento Urbano Sustentável

Primeira fase do Projeto DUS em sua colaboração com entes municipais.

Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD)

A Comissão Permanente da FNP – Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD), iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), tem como objetivo acompanhar, de forma permanente, a pauta de desastres junto aos órgãos competentes a fim de construir subsídios para a promoção de alternativas, programas e políticas de assistência e enfrentamentos dessa agenda.

Rede Orçamento Mulher

Integrando a Cidade: 1º Seminário Nacional do Programa Pró-Cidades

O 1º SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA PRÓ-CIDADES é organizado no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Projeto DUS), fruto da cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Ministério Federal para a Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e conta com o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). O evento acontecerá no dia 07 de dezembro às 14h

Desenvolvimento Urbano Sustentável

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), está implementando um projeto de cooperação técnica, financiado pelo BMZ, “Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)” que tem o objetivo aprimorar as condições para o desenvolvimento urbano mais integrado e centrado no cidadão. 

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió - PDUI

Este projeto caracteriza-se como uma colaboração técnico-científica entre docentes de instituições de ensino superior e governo do estado de Alagoas que visa apoiar e fortalecer a capacidade do SISTEMA METROPOLITANO DE MACEIÓ para executar, acompanhar, monitorar e avaliar o processo de planejamento territorial, integrado e participativo da Região Metropolitana de Maceió, cujo produto final é o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região da Grande Maceió.