Sobre

Iniciativas

Cidades 2030 - Programa de Apoio aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Programa de Apoio aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

Mentoria em Ordenamento Territorial Municipal para Cidades Amazônicas

O Projeto ANDUS em parceria com o Ministério das Cidades e o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, oferece uma Mentoria em Ordenamento Territorial Municipal para cinco cidades da Amazônia Legal.

Plano Nacional de Habitação

O PlanHab 2040 será a estratégia organizadora do planejamento e da implementação da Política Nacional de Habitação nas próximas duas décadas.

CT Mobilidade Urbana

Comitê Técnico de Mobilidade Urbana do Conselho das Cidades

4ª Jornada de Inovação: Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos

O Cidades que Transformam é uma iniciativa que promove a troca de diferentes saberes para criar um senso de pertencimento e compromisso mútuo de servidoras e servidores públicos na construção de cidades inclusivas, diversas e empreendedoras.

Rede de Cidades Polo do Nordeste

O Projeto Rede de Cidades Polo tem como objetivo impulsionar a implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste e fortalecer as capacidades de gestão de 52 municípios brasileiros (G52) para promover políticas de desenvolvimento urbano sustentável, amparadas em modelos de governança compartilhada e trabalho em rede.

Comunidade de Práticas sobre Cadastro Territorial Multifinalitário

A comunidade CTM nasceu com o objetivo de construir uma rede colaborativa que visa o fortalecimento e disseminação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), entre os municípios brasileiros.

Laboratório de Práticas

Laboratório para tutorial de aprendizado de utilização da plataforma ReDUS.

Impacto nos Municípios (2022)

A iniciativa IMPACTO NOS MUNICÍPIOS é a terceira fase do Projeto ANDUS em sua colaboração com os entes federativos municipais. Conta com 4 municípios - Amajari/RR, Fortaleza/CE, Naviraí/MS e Sobral/CE - e foca nos temas Regularização Fundiária e Soluções baseadas na Natureza.

Plano Nacional de Mobilidade

Atividades para desenvolvimento do PlanMob - Plano Nacional de Mobilidade Urbana. Busca um diagnóstico amplo da mobilidade no país e estratégias para a coordenação de ações entre os agentes responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilidade Urbana - SNMU. As atividades são dedicadas à Equipe da Mobilidade do Ministério das Cidades e colaboradores

CT Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

Comitê Técnico de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Conselho das Cidades

CT Periferias

Comitê Técnico de Periferias do Conselho das Cidades

Circuito Urbano

O Circuito Urbano é uma iniciativa criada pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil, em 2018, para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano, por meio de apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. El Circuito Urbano es una iniciativa creada por la oficina de ONU-Habitat en Brasil en 2018 para promover el debate sobre los temas del Octubre Urbano de cada año, a través del apoyo institucional a eventos organizados por diversos actores.

Conselho das Cidades

O Conselho das Cidades é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, integrante do Ministério das Cidades, cuja finalidade é tratar acerca da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Foi criado em 2004 e representa uma instância de comunicação plural com a participação dos diversos atores sociais nos processos decisórios sobre a temática do desenvolvimento urbano sustentável.

Curso Regionalização do Orçamento Municipal

Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD)

A Comissão Permanente da FNP – Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres (CASD), iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), tem como objetivo acompanhar, de forma permanente, a pauta de desastres junto aos órgãos competentes a fim de construir subsídios para a promoção de alternativas, programas e políticas de assistência e enfrentamentos dessa agenda.

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió - PDUI

Este projeto caracteriza-se como uma colaboração técnico-científica entre docentes de instituições de ensino superior e governo do estado de Alagoas que visa apoiar e fortalecer a capacidade do SISTEMA METROPOLITANO DE MACEIÓ para executar, acompanhar, monitorar e avaliar o processo de planejamento territorial, integrado e participativo da Região Metropolitana de Maceió, cujo produto final é o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região da Grande Maceió.

Fórum Unicidades

Iniciativa de articulação entre secretários, secretárias e gestores municipais de todo o Brasil, incluindo Secretarias de Urbanismo, Planejamento Urbano e Política Urbana, além de autarquias municipais responsáveis pelo ordenamento territorial, incluindo agendas de planejamento, regulação e fiscalização.​

Mobilidade Urbana Sustentável

A Plataforma Viabiliza busca promover a implementação de projetos de Mobilidade Urbana Sustentável (MUS) em cidades brasileiras.

Transformar cidades: Do Estatuto à inteligência ambiental e digital - Turma 01

Série de videoaulas sobre "Instrumentos de Planejamento Urbano", produzidas pelo Projeto ANDUS.

Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável

A ReDUS oferece espaços qualificados de interação entre pessoas e organizações do campo de desenvolvimento urbano sustentável.

Projetos municipais em Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI)

Primeira fase do Projeto Cidade Presente em sua colaboração com entes municipais.

Viva o Verde SP

O projeto Viva o Verde SP tem como objetivo contribuir para alcançar a igualdade na distribuição espacial e na acessibilidade das áreas verdes públicas na cidade, contribuindo para acelerar essa reaproximação do ponto de vista dos cidadãos e das administrações municipais e regionais ao aplicar ferramentas propostas pela NAU e a Agenda 2030.

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis – OICS é espaço virtual de disponibilização de conteúdo e soluções para a promoção de cidades sustentáveis.

Caravana das Periferias

Iremos percorrer territórios periféricos por todo o país para identificar, reconhecer e mobilizar agentes territoriais e iniciativas organizadas pela população periférica visando construir políticas públicas em sintonia com essas experiências e objetivando dar mais visibilidade às carências e, sobretudo, as potências dessas comunidades.

CT Habitação

Comitê Técnico de Habitação do Conselho das Cidades

Lideranças Femininas Urbanas

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as mulheres como protagonistas do desenvolvimento das nossas cidades. A ideia é criar um espaço para prefeitas, secretárias, líderes de equipe e outras mulheres em situação de liderança em temas urbanos para trocas, acolhimento, aprendizagem e crescimento.

Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

A Rede Brasileira de Institutos de Planejamento surgiu do anseio de construir uma rede colaborativa entre departamentos de planejamento, com a missão de enfrentar os desafios das cidades e torná-las mais inclusivas e resilientes.

@municípioslgpd

A nossa missão é auxiliar na adequação à Lei geral de proteção de dados (LGPD) e nas ações de transparência e integridade nos municípios.

Plano Diretor Estratégico e Plano Municipal de Habitação do município de Itaquaquecetuba

O Plano Mobilização Social integrado do PDE e do PMH inclui promover a participação dos cidadãos presencialmente, por meio de oficinas nos bairros, oficinas temáticas e pela organização da Conferência da Cidade de Itaquaquecetuba.

Equipe de Trabalho - Imersão: Clima e Cidades

Aliança Bioconexão Urbana

A Aliança Bioconexão Urbana é um grupo que trabalha para a sustentabilidade das cidades, deixando-as mais resilientes para enfrentar as mudanças no clima

Territórios da Cidadania - Promover a Igualdade com Integração de Políticas Públicas

CT Saneamento Ambiental

Comitê Técnico de Saneamento do Conselho das Cidades

Marco Legal do Transporte Público Coletivo

Rede Orçamento Mulher

A Rede Orçamento Mulher foi criada em 2022 a partir da reunião de diversas organizações em virtude da realização do Seminário Internacional "Orçamento Mulher: expandindo horizontes", realizado na Câmara dos Deputados.