Sobre

Trabalho no Ministério das Cidade (MCID) no apoio às atividades da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) na coordenação-geral de gestão integrada da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM). Trabalhei nas ações de adaptação e mitigação de efeitos do clima, no suporte aos Municípios diante das questões urbanas. Há pouco tempo apoiei no projeto TraDUS, uma iniciativa da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e antigo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para promover ações de educação urbana!

Há pouco mais de vinte atuei na administração e execução de obras; bem como manutenção e fiscalização de serviços.

Iniciativas

Comunidade de Práticas sobre Cadastro Territorial Multifinalitário

A comunidade CTM nasceu com o objetivo de construir uma rede colaborativa que visa o fortalecimento e disseminação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), entre os municípios brasileiros.

Equipe de Trabalho - Imersão: Clima e Cidades

encerrANDUS

Evento de encerramento do Projeto de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS).

Impacto nos Municípios (2022)

A iniciativa IMPACTO NOS MUNICÍPIOS é a terceira fase do Projeto ANDUS em sua colaboração com os entes federativos municipais. Conta com 4 municípios - Amajari/RR, Fortaleza/CE, Naviraí/MS e Sobral/CE - e foca nos temas Regularização Fundiária e Soluções baseadas na Natureza.

Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (NSP)

O Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik, NSP) é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) na Alemanha e ocorrerá de 14 a 16 de setembro de 2022, em Berlim. O Congresso tratará dos desafios das cidades e pretende ser uma plataforma internacional para trocas de experiências nos temas urbanos. Neste ano, o Congresso intitula-se "Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana".

Projetos municipais em Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI)

Primeira fase do Projeto Cidade Presente em sua colaboração com entes municipais.

Política Nacional de Desenvolvimento Urbano

Processo Participativo de Formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS)

Clima e Cidades

Circuito Urbano

O Circuito Urbano é uma iniciativa criada pelo escritório do ONU-Habitat no Brasil, em 2018, para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano, por meio de apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. El Circuito Urbano es una iniciativa creada por la oficina de ONU-Habitat en Brasil en 2018 para promover el debate sobre los temas del Octubre Urbano de cada año, a través del apoyo institucional a eventos organizados por diversos actores.

4ª Jornada de Inovação: Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos

O Cidades que Transformam é uma iniciativa que promove a troca de diferentes saberes para criar um senso de pertencimento e compromisso mútuo de servidoras e servidores públicos na construção de cidades inclusivas, diversas e empreendedoras.

Municípios (2021)

O Projeto ANDUS desenvolveu ações em parceria com seis municípios do país. O objetivo foi implementar estratégias, diretrizes e instrumentos de desenvolvimento urbano sustentável