Desafio dos ODS

Seu município tem uma iniciativa para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?  

O projeto Rio Inclusivo e Sustentável convoca todos os municípios fluminenses a participarem do Desafio dos ODS! Essa é a chance de chamar atenção para como seu município está trabalhando para construir uma cidade mais sustentável, resiliente e inclusiva. 

O Desafio dos ODS vai acelerar a busca de soluções criativas para problemas municipais críticos associados ao alcance dos ODS e ao aprimoramento das políticas locais. 

As atividades serão realizadas em diversas cidades fluminenses entre junho e novembro de 2024, apoiando a estruturação de soluções locais para desafios municipais e premiando boas práticas relacionadas ao alcance dos ODS na escala local. A ideia é promover capacidades para construir cidades mais resilientes e sustentáveis em todo o estado. 

O Desafio dos ODS está divido em três ciclos: 

1) Jornada do Desafio dos ODS: atividades presenciais, abertas aos 92 municípios fluminenses, para mobilização temática e capacitação dos gestores estaduais e técnicos da administração municipal referente à Agenda 2030, Nova Agenda Urbana, Revisão Local Voluntária e outras ferramentas e metodologias do ONU-Habitat.  

2) Laboratório Virtual: encontros online com os municípios inscritos para a troca de experiências, qualificação e submissão das iniciativas para a compor o Banco de Boas Práticas. 

3) Premiação de Boas Práticas: avaliação e seleção das iniciativas que serão premiadas e irão compor um Banco de Boas Práticas.  

Organizações

Comunidade

Cecília Martins - GIZMaria Aparecida de Souza de ResendeMatheus MaiaMarcella VazDONATONatália OliveiraLeta Vieira de SousaNaomi YamadaAna AstiJessica  Gama