Cidades 2030 - Programa de Apoio aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável

O Cidades 2030 é um Programa de Apoio aos Municípios Alagoanos para o Desenvolvimento Urbano Sustentável, com o objetivo de engajar e capacitar atores locais e elaborar Planos de Ação, em duas escalas e sob duas lentes:

  • 🏡 Planos de Ação Local para a cidade, alinhados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e à Nova Agenda Urbana; e
  • 📌 Planos de Ação Local para os espaços públicos, orientados pela localização prática dessas agendas, com ênfase na prevenção ao crime e à violência.

Na etapa piloto, quatro cidades alagoanas foram selecionadas (Maragogi, Penedo, Santana do Ipanema e União dos Palmares) para atuar em rede, trocar experiências, fortalecer capacidades institucionais e multiplicar os resultados nas suas regiões. A adesão à iniciativa é direcionada a gestores públicos e representantes da sociedade civil e da academia das cidades participantes.

Durante a implementação do Cidades 2030, serão fornecidas ferramentas práticas para identificar desafios urbanos, priorizar ações, estabelecer processos participativos e articular atores locais, com a finalidade de alcançar a visão de desenvolvimento urbano sustentável definida para cada uma das cidades, em suas diferentes escalas.

A iniciativa faz parte do Visão Alagoas 2030, projeto de cooperação técnica do Governo de Alagoas com o ONU-Habitat, voltado à elaboração de dados qualificados e estratégias integradas para uma prosperidade urbana sustentável e inclusiva no estado.

Organizações

Comunidade

Pedro Felipe Queiroz de AzevedoFernandaMarcela Regina Jambo TorresAléxia SaraivaLarissa Rocha NatanMatheus MaiaTiago MarquesSimon FanJessica  GamaMarcella VazCecília Martins - GIZRayne Ferretti MoraesNaomi YamadaPablo PinheiroAngelica Carnelosso

Redes sociais