Cidade Presente - Grupo Terra

Carregando

Sobre a iniciativa

Essa iniciativa é a segunda fase do Projeto Cidade Presente - DUS em sua cooperação com entes municipais.

O Projeto Cidade Presente - DUS oferece às cidades a oportunidade de submeter ideias para a implementação de projetos para o desenvolvimento urbano integrado, inclusivo e resiliente ao clima.

Na primeira fase, 12 projetos de desenvolvimento urbano integrado, inclusivo e resiliente ao clima foram desenvolvidos.

A partir de critérios técnicos, 6 projetos municipais foram selecionados para a segunda fase, que tem como objetivo a implementação de fato dessas iniciativas.

O objetivo é junto com as equipes técnicas municipais, elaborar o Plano Mestre - Master Plan - de cada projeto, além dos demais desenhos, mudanças normativas, estratégias de implementação, divulgação e demais atividades.

Os projetos municipais em “desenvolvimento urbano sustentável-grupo terra” são:

  • Canaã dos Carajás (PA)
  • Santo André (SP)
  • Uberaba (MG)

São resultados esperados dessa iniciativa o fortalecimento e consolidação de uma rede de municípios brasileiros, a consolidação de propostas dos projetos e a implementação dessas propostas, discutir acesso a possíveis fontes de financiamentos e gerar novos conhecimentos para desafios urbanos e transversalização das questões de gênero e mudanças do clima no planejamento das cidades.

O projeto “Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)” integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pelo Ministério das Cidades e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Organizações

Comunidade

Cecília Martins - GIZAline HolandaBarbara BorgesMarcos FerreiraRaquel MoraisMatheus MaiaGlaucia MaiaWilton Fonseca SantosAna LuisaNaomi YamadaNatháliaNatháliaRadson FigueiredoRaquel MoraisLeonardo LisboaLeonara