Projetos municipais em desenvolvimento urbano sustentável: águas urbanas para o planejamento

Apresentação

Essa iniciativa é a segunda fase do Projeto Cidade Presente - DUS em sua cooperação com entes municipais.

O Projeto Cidade Presente - DUS oferece às cidades a oportunidade de submeter ideias para a implementação de projetos para o desenvolvimento urbano integrado, inclusivo e resiliente ao clima.

Na primeira fase, 12 projetos de desenvolvimento urbano integrado, inclusivo e resiliente ao clima foram desenvolvidos.

A partir de critérios técnicos, 6 projetos municipais foram selecionados para a segunda fase, que tem como objetivo a implementação de fato dessas iniciativas.

O objetivo é junto com as equipes técnicas municipais, elaborar o Plano Mestre - Master Plan - de cada projeto, além dos demais desenhos, mudanças normativas, estratégias de implementação, divulgação e demais atividades.

Os projetos municipais em “desenvolvimento urbano sustentável: águas urbanas para o planejamento” são:

  • Fortaleza Presente – Caminhos Verdes e Azuis: Pessoas, Natureza, Tecnologia
  • Nova Friburgo Presente – Riograndina Resiliente: Prevenção e Preparação Comunitária Frente às Mudanças Climáticas
  • Palmas Presente - Qualificação Socioambiental na Área do Córrego Machado: Regularização Fundiária e Criação de Parque Linear

São resultados esperados dessa iniciativa o fortalecimento e consolidação de uma rede de municípios brasileiros, a consolidação de propostas dos projetos e a implementação dessas propostas, discutir acesso a possíveis fontes de financiamentos e gerar novos conhecimentos para desafios urbanos e transversalização das questões de gênero e mudanças do clima no planejamento das cidades.

O projeto “Cidade Presente – Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS)” integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pelo Ministério das Cidades e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Apoio institucional