CEUCICentro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação

Carregando

Próximos eventos

Carregando dados...
Carregando

Sobre

O CEUCI é um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP), voltados para a colaboração entre universidades, setor público, empresas e terceiro setor, aprovados em um edital da Fapesp de 2022. A proposta se enquadra no atual contexto de sociedade do conhecimento em que espera-se que diversos campi universitários das cidades paulistas venham a passar por um processo de transformação nas próximas décadas, com a instalação, em seu entorno, de institutos de pesquisa e desenvolvimento, hubs de inovação e empresas de base tecnológica. Essas novas áreas do conhecimento demandarão uma série de equipamentos e infraestrutura urbana, tais como habitação, serviços, saneamento, espaços livres de uso público, dentre outros. Tendo em vista sua localização, tipicamente em áreas de franja urbana, na interface com áreas agrícolas, fragmentos de matas naturais e outras preexistências geralmente desconexas das áreas urbanas consolidadas, e pelo atual cenário de mudanças climáticas, de destruição dos ecossistemas e de crise econômico-social, essa transformação enfrentará diversos desafios, exigindo novos métodos e ferramentas de planejamento urbano.

A partir de estudos propositivos para o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), no qual o campus da Unicamp de Barão Geraldo se insere, e da análise de casos internacionais, nossa equipe dedica-se a formular coletivamente conceitos e diretrizes para a estruturação de áreas urbanas voltadas à produção do conhecimento em cidades paulistas em particular e brasileiras em geral, além de tecnologias de apoio a esses objetivos. O CPQD, instituição parceira principal, tem participação estratégica, por ser um desenvolvedor de tecnologias para smart cities sediado no HIDS e com assento em seu conselho gestor.

O CEUCI se propõe ainda a enfrentar um desafio diretamente ligado à Nova Agenda Urbana dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: desenvolver hubs de inovação em franjas urbanas como laboratórios vivos, entendendo as alterações desse ecossistema e seu papel catalisador na proposição de um modo de vida sustentável. Nesse contexto, a atual iniciativa de criação do HIDS apresenta-se como uma oportunidade para o desenvolvimento de estudos sobre o tema de maneira aplicada e integrada aos diversos setores da sociedade.

Organizações

Comunidade