Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades - Alimenta Cidades
Apresentação
Diante dos desafios enfrentados nas cidades brasileiras para assegurar o direito humano à alimentação adequada, o Governo Federal lançou a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades.
Instituída pelo Decreto presidencial nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023, a iniciativa objetiva ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, priorizados os territórios periféricos urbanos e as populações em situação de vulnerabilidade e risco social.
No primeiro ciclo de implementação (2024-2026), 60 cidades serão priorizadas para receber apoio técnico e institucional pelo Governo Federal.
Em conjunto com Estados e a sociedade civil, os Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), das Cidades (MCID) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) promoverão ações coordenadas e integradas relacionadas à agenda alimentar urbana e periurbana.
No entanto, todas as cidades brasileiras poderão implementar ações relacionadas, participar dos processos de formação e de cooperação horizontal no âmbito da Rede Urbana de Alimentação Saudável (RUAS).
Bem-vindo(a) à Estratégia Alimenta Cidades, na Redus! Aqui, você encontrará materiais de apoio ao planejamento, implementação, gestão, monitoramento e avaliação da Estratégia e sobre a agenda alimentar urbana e periurbana, e poderá estabelecer diálogos entre os participantes da iniciativa. Aproveite!
Na nossa pasta BIBLIOTECA, você poderá acessar materiais sobre a Estratégia Alimenta Cidades, Programa Cozinhas Solidárias, Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, Equipamentos de SAN, entre outros. Os manuais e normativas da Estratégia Alimenta Cidades também estão disponíveis na nossa BIBLIOTECA.