Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades - Alimenta Cidades
Apresentação
👉 Para fazer parte desta rede, clique no botão “Solicitar Inscrição” no canto direito da tela.
🥬🍽️ O que é a Estratégia Alimenta Cidades?
A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades é uma iniciativa coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), em parceria com o Ministério das Cidades (MCID), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
Instituída pelo Decreto presidencial nº 11.822, a Estratégia busca responder aos desafios das cidades brasileiras na garantia do direito humano à alimentação adequada (DHAA), com foco nas populações em situação de vulnerabilidade.
🎯 Objetivo
Ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos saudáveis, com prioridade para territórios periféricos urbanos e grupos em situação de risco social em todas as cidades brasileiras.
👥 Como a Estratégia apoia os municípios?
A equipe do Alimenta Cidades oferece apoio técnico direto aos municípios identificados como prioritários por meio de Portarias da SESAN/MDS, auxiliando na formulação e implementação de políticas públicas urbanas para garantir o direito humano à alimentação adequada (DHAA), com ênfase em sistemas alimentares sustentáveis, justos e resilientes.
👉 Quais cidades recebem apoio?
Durante o primeiro ciclo (2024-2026), 60 municípios foram selecionados para apoio técnico e institucional do Governo Federal. Em 2025, duas novas portarias de expansão foram publicadas:
🗂️ Expansão do apoio aos municípios
- Portaria nº 1.048/2025: acrescenta mais 29 novos municípios à Estratégia Alimenta Cidades.
- Portaria MDS nº 1.101/2025: define 18 cidades prioritárias no Rio Grande do Sul, com foco na agenda climática e sua interface com agenda alimentar urbana.
Importante: embora as Portarias definam cidades prioritárias para o apoio técnico e institucional do MDS, todas as cidades brasileiras poderão implementar a agenda alimentar urbana à luz do decreto que instituiu a Estratégia Alimenta Cidades.
✅ O que você encontra aqui:
- 📚 Biblioteca: Materiais de apoio, manuais e normativas da Estratégia Alimenta Cidades
- 🗓️ Cronograma: Agenda de eventos e encontros
- 🎓 Curso: Formação em Agricultura Urbana e Periurbana (MDS em parceria com a FGV)
- 👥 Comunidade: Solicite sua inscrição (canto superior direito da tela) e receba comunicados sobre atividades e conteúdos
📩 Fale com a equipe
Dúvidas ou mais informações: alimentacidades@mds.gov.br
📳Grupos de whatsapp:
- Estratégia Alimenta Cidades - 60 cidades: Clique aqui e entre no grupo
- Nova portaria | Estratégia Alimenta Cidades - 29 cidades: Clique aqui e entre no grupo
- Portaria RS | Estratégia Alimenta Cidades - 18 cidades: Clique aqui e entre no grupo
Você sabia que a SESAN/MDS realiza um ciclo de debates mensal sobre os aprendizados e experiências da Estratégia Alimenta Cidades? Clique aqui e acesse o nosso encontro
🔗 Saiba mais em: Alimenta Cidades — Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Mapa da comunidade
Apoio institucional
