Aliança Bioconexão Urbana

Sobre a iniciativa

A Aliança Bioconexão Urbana é um grupo que trabalha para a sustentabilidade das cidades, deixando-as mais resilientes para enfrentar as mudanças no clima. Nós criamos soluções compartilhadas que ajudam na criação de políticas públicas e no aumento dos investimentos em Soluções baseadas na Natureza (SbN). Nosso objetivo é discutir, aprimorar, ampliar e aplicar intervenções inspiradas em ecossistemas saudáveis para enfrentar problemas urgentes na sociedade, principalmente nas cidades. Alguns desses problemas são a falta de água, enchentes, deslizamentos de terra, ilhas de calor, perda da biodiversidade, os problemas de saúde e o aumento do nível do mar. Ao considerar a natureza como parte da solução, podemos obter benefícios para o meio ambiente, a sociedade e a economia.

Também buscamos divulgar o conceito de Soluções baseadas na Natureza (SbN) para que as pessoas entendam e valorizem as áreas verdes nas cidades. Queremos que tanto o governo quanto as empresas estejam engajadas e comprometidas nesse tipo de estratégia. Po isso, procuramos estabelecer um marco regulatório setorial em âmbito nacional e estamos trabalhando para incentivar investimentos públicos e privados em infraestrutura verde e natural. Dessa forma, os gestores públicos terão segurança jurídica e financeira para adotar estratégias inovadoras de planejamento territorial em todas as esferas.

Organizações

Comunidade

Letícia OliveiraSimon FanFernandaNathália Nayra BaíaNaomi YamadaPedro RibeiroCristiane BordaLara CacciaCecília Martins - GIZJessica  GamaMatheus MaiaAna Luísa SilvaMarília Israel Raiza Gomes FragaJulianaMarcella Vaz