Sobre

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004/2006). Pós-Graduado em MBA Executivo de Gestão de Cidades e Agronegócio e Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pela Faculdade Única de Ipatinga (2022). Atua desde 2023 como Analista de Infraestrutura, especialidade em Desenvolvimento Urbano, no Ministério das Cidades, onde atuou de 2013 a 2018 no mesmo cargo e de 2006 a 2013 no cargo de Geógrafo. De 2019 a 2023 atuou no Ministério do Desenvolvimento Regional. É Professor de Geografia da Carreira Magistério Público do Distrito Federal desde 2009. Pesquisador associado a Grupos de Pesquisa do Brasil e da Argentina.

Iniciativas

Comunidade de Práticas sobre Cadastro Territorial Multifinalitário

A comunidade CTM nasceu com o objetivo de construir uma rede colaborativa que visa o fortalecimento e disseminação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), entre os municípios brasileiros.

Projetos municipais em desenvolvimento urbano sustentável: águas urbanas para o planejamento

Cursos sobre os Instrumentos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (IDUS)

encerrANDUS

Evento de encerramento do Projeto de Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS).

Impacto nos Municípios (2022)

A iniciativa IMPACTO NOS MUNICÍPIOS é a terceira fase do Projeto ANDUS em sua colaboração com os entes federativos municipais. Conta com 4 municípios - Amajari/RR, Fortaleza/CE, Naviraí/MS e Sobral/CE - e foca nos temas Regularização Fundiária e Soluções baseadas na Natureza.

Plano Nacional de Habitação

O PlanHab 2040 será a estratégia organizadora do planejamento e da implementação da Política Nacional de Habitação nas próximas duas décadas.

CT Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

Comitê Técnico de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Conselho das Cidades

Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (NSP)

O Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik, NSP) é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) na Alemanha e ocorrerá de 14 a 16 de setembro de 2022, em Berlim. O Congresso tratará dos desafios das cidades e pretende ser uma plataforma internacional para trocas de experiências nos temas urbanos. Neste ano, o Congresso intitula-se "Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana".

Curso: Renovação Verde

Projetos municipais em Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI)

Primeira fase do Projeto Cidade Presente em sua colaboração com entes municipais.

Conselho das Cidades

O Conselho das Cidades é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, integrante do Ministério das Cidades, cuja finalidade é tratar acerca da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Foi criado em 2004 e representa uma instância de comunicação plural com a participação dos diversos atores sociais nos processos decisórios sobre a temática do desenvolvimento urbano sustentável.

Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável

20 anos do Estatuto da Cidade: aprendizados e caminhos para a agenda urbana brasileira

Municípios (2021)

O Projeto ANDUS desenvolveu ações em parceria com seis municípios do país. O objetivo foi implementar estratégias, diretrizes e instrumentos de desenvolvimento urbano sustentável