Sobre

Arquiteta e urbanista, Engenheira de segurança do trabalho pela Unicesumar e Especialista em Projetos e Obras Públicas de Edificações pelo Governo do Estado. Atuou como diretora e secretária de Planejamento e Urbanismo de Maringá e hoje é Diretora-Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá. Dirige a revisão do Plano Diretor, atua em projetos sobre políticas públicas para o enfrentamento à mudança climática, e implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Instituto e na Prefeitura de Maringá, além de auxiliar no Plano de Mobilidade Urbana. Atual presidente do Fórum Nacional de Secretárias e Secretários Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Fórum Unicidades), Vice-Presidente da Região Sul da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE). Conselheiras Nacional no Conselho das Cidades, presentando a FNP no segmento do Poder Público Municipal. Representante do segmento do Poder Público Municipal da Coordenação Executiva do ConCidades.

Iniciativas

Comunidade de Práticas sobre Cadastro Territorial Multifinalitário

A comunidade CTM nasceu com o objetivo de construir uma rede colaborativa que visa o fortalecimento e disseminação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), entre os municípios brasileiros.

Fórum Unicidades

Iniciativa de articulação entre secretários, secretárias e gestores municipais de todo o Brasil, incluindo Secretarias de Urbanismo, Planejamento Urbano e Política Urbana, além de autarquias municipais responsáveis pelo ordenamento territorial, incluindo agendas de planejamento, regulação e fiscalização.​

Transformar cidades: Do Estatuto à inteligência ambiental e digital - Turma 01

Série de videoaulas sobre "Instrumentos de Planejamento Urbano", produzidas pelo Projeto ANDUS.

CT Desenvolvimento Urbano e Metropolitano

Comitê Técnico de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Conselho das Cidades

Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (NSP)

O Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik, NSP) é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) na Alemanha e ocorrerá de 14 a 16 de setembro de 2022, em Berlim. O Congresso tratará dos desafios das cidades e pretende ser uma plataforma internacional para trocas de experiências nos temas urbanos. Neste ano, o Congresso intitula-se "Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana".

Política Nacional de Desenvolvimento Urbano

Processo Participativo de Formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS)

Conselho das Cidades

O Conselho das Cidades é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, integrante do Ministério das Cidades, cuja finalidade é tratar acerca da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Foi criado em 2004 e representa uma instância de comunicação plural com a participação dos diversos atores sociais nos processos decisórios sobre a temática do desenvolvimento urbano sustentável.

Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável

20 anos do Estatuto da Cidade: aprendizados e caminhos para a agenda urbana brasileira

Municípios (2021)

O Projeto ANDUS desenvolveu ações em parceria com seis municípios do país. O objetivo foi implementar estratégias, diretrizes e instrumentos de desenvolvimento urbano sustentável

Lideranças Femininas Urbanas

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as mulheres como protagonistas do desenvolvimento das nossas cidades. A ideia é criar um espaço para prefeitas, secretárias, líderes de equipe e outras mulheres em situação de liderança em temas urbanos para trocas, acolhimento, aprendizagem e crescimento.

Rede Brasileira de Institutos de Planejamento

A Rede Brasileira de Institutos de Planejamento surgiu do anseio de construir uma rede colaborativa entre departamentos de planejamento, com a missão de enfrentar os desafios das cidades e torná-las mais inclusivas e resilientes.

Coordenação Executiva do ConCidades

A Secretaria-Executiva do ConCidades (SECONCID) tem por finalidade a promoção de apoio técnico-administrativo ao Conselho e aos Comitês Técnicos