Semana Nacional de Trânsito e Semana da Mobilidade

Sobre a iniciativa

SMDRU/MDR e SENATRAN/MINFRA

Promovem uma semana de eventos em conjunto para celebrar o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), celebrado mundialmente com o objetivo de promover a reflexão sobre os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos, nas grandes cidades, pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade. 

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro.

Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Deve ser o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização para a segurança no trânsito.

SEMANA DA MOBILIDADE

A Semana da Mobilidade é promovida no Brasil desde 2001. O evento está alinhado com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU - Lei nº 12.587/2012) e traz como pontos chave:

Inovação - Ponto chave para o lançamento das diversas iniciativas, projetos e soluções para uma Mobilidade Urbana mais ativa pensadas e trabalhadas ao longo do ano;

Segurança - Um dos pontos centrais que permeiam as discussões dos projetos é a segurança do ciclista e do pedestre;

Infraestrutura - Ações das diversas esferas de governo para melhorar a infraestrutura de mobilidade;

Foco no cidadão – Todas as políticas a ações discutidas e apresentadas têm como foco central o cidadão.

Além disso, este ano as atividades estão voltadas para o novo Marco Legal do Transporte Público Coletivo, principal projeto no âmbito da Mobilidade Urbana em 2022 e que vem sendo discutido profunda e periodicamente com com o setor por meio das reuniões do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana. 

Organizações

Comunidade

Nazareno Stanislau AffonsoMatheus MaiaMarcella VazGlaucia Maia de OliveiraAndrea NascimentoLuana Landim AraújoSimon FanMariana Cardosos Paulino LimaHelenGislene Flavio LopesPaulo Márcio BatistaVictor SchultzDANIELRaphael TrésWilke Carvalho ChavesEster Costa de Moura

Redes sociais