Sobre a iniciativa
Objetivos da iniciativa:
Fomentar a adoção de ferramentas e práticas de orçamento sensível a gênero e raça nos vários níveis federativos do Brasil por meio da criação de uma comunidade de formação e troca entre profissionais interessadas(os) no tema.
Sobre a criação da Rede Orçamento Mulher:
A Rede Orçamento Mulher foi criada em 2022 a partir da reunião de diversas organizações em virtude da realização do Seminário Internacional "Orçamento Mulher: expandindo horizontes", realizado na Câmara dos Deputados.
A Rede Orçamento Mulher pretende dialogar com a sociedade civil e articular pautas no Executivo e no Legislativo, nos vários níveis federativos, sobre a importância da construção de políticas públicas e do orçamento com foco na superação das desigualdades entre homens e mulheres, com destaque para os entrecruzamentos com a perspectiva de raça, além de sensibilizar entes federados e apoiá-los na capacitação para a implantação de governança orçamentária.
A Rede Orçamento Mulher atualmente é composta por parlamentares, representantes de organizações da sociedade civil e acadêmicas especialistas no tema de orçamentos sensíveis a gênero e raça.