"Treinamento em ferramentas e soluções para Cidades Sustentáveis" COMEÇOU! Aula Inaugural - O OICS e instruções para realização do curso de formação

Descrição da etapa

Nessa etapa os participantes e público geral poderão conhecer o que será apresentado no curso e receberão instruções sobre

  • como realizar o curso na plataforma ReDUS
  • como interagir com os demais participantes
  • como encontrar os materiais de apoio e
  • onde encontrar o certificado de conclusão.

O Observatório de Inovação para Cidade Sustentáveis (OICS), uma realização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), oferece o curso de formação "Treinamento em ferramentas e soluções para Cidades Sustentáveis", com o objetivo de capacitar gestores públicos na utilização das ferramentas OICS para atenção das necessidades de seus municípios em desenvolvimento urbano sustentável. Ele é desenvolvido voltado a gestores públicos de municípios brasileiros, técnicos de consórcios públicos municipais e assessores de entidades municipalistas, pensando nos desafios e demandas de gestão e planejamento dessa comunidade.

O Curso de Formação será realizado de forma remota e virtual pela plataforma ReDUS, dentro do ambiente da iniciativa OICS (https://www.redus.org.br/iniciativas/oics/), entre os dias 05, 06 e 07 de julho de 2023. O tempo estimado de dedicação média para conclusão é de 8 a 10 horas, a serem realizadas durante o período do curso.

Buscando facilitar a interação dos usuário, para confirmar a presença em cada aula os participantes precisam apenas assistir às vídeo-aulas 🗫 pelos botões de atividade em cada etapa, e baixar os arquivos de leitura 📚 que estão destacados no menu esquerdo. Depois das atividades os participantes precisam responder aos três questionários 📑 que estão também listados no ambiente de Cronograma, na sequência das aulas. E pronto: concluída as atividades os certificados serão enviados a todos, e ficarão disponíveis sempre que necessário em seus perfis da plataforma ReDUS.

Conteúdo do curso: ▟▝

  1. Ecossistema institucional para promoção brasileira de sustentabilidade nas cidades, e o aporte da ciência, tecnologia e informação.
  2. Problemáticas urbanas e os caminhos para o desenvolvimento sustentável das cidades
  3. Ferramenta OICS: Banco de Soluções e Casos;
  4. Ferramenta OICS: Mapa Interativo (introdutório);
  5. Ferramenta OICS: Painéis interativos (introdutório);
  6. Missões virtuais, documentos de referência e estudos de caso;

■⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯⎯▙▚

Programação:

O que é o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, o OICS

Vídeo animado para introdução ao Observatório, seu objetivo e os desafios para os quais são elaboradas ferramentas.

Organizações