Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (NSP)

Sobre a iniciativa

O 16º Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano (Nationale Stadtentwicklungspolitik, NSP) é um evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) na Alemanha e ocorrerá de 12 a 13 de setembro de 2023, na cidade de Jena. O congresso tratará dos desafios das cidades e pretende ser uma plataforma internacional para trocas de experiências nos temas urbanos. Neste ano, o Congresso intitula-se "Conferência para o futuro Urbano-Rural – novos caminhos para uma cooperação melhor!"

O Congresso Federal deste ano irá explorar a diversidade de conexões entre o urbano e o rural, bem como os principais desafios de transformação que estão por vir - mudanças climáticas, digitalização, habitação, participação social e a transição de energia e mobilidade.

O evento terá a participação de autoridades nacionais e locais da Alemanha e outros países convidados, de gestores e técnicos de todos os níveis do setor público, além de atores do setor privado e da sociedade civil. Como nas edições anteriores, o BMWSB estendeu o convite para parceiros brasileiros, para um debate mais amplo e significativo.

O compartilhamento de ideias inovadoras e experiências positivas é vital para a política de desenvolvimento urbano integrado na Alemanha. O NSP é uma plataforma para todas as partes interessadas envolvidas nos processos e nas questões da política de desenvolvimento urbano. Além disso, será mais uma ocasião para fortalecer a parceria urbana entre Brasil e Alemanha e trocar experiências sobre como os programas federais podem melhor servir às iniciativas locais nas cidades.

Por meio dos Projetos Cidade Presente (DUS) e Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ANDUS) implementados pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) em parceria com o Ministério das Cidades (MCID), será realizada a transmissão online da programação dos dias 12 de setembro, com tradução para o português do evento.

Mais informações para participação online serão disponibilizadas em breve!

Organizações

Comunidade

Cesar Augustus De Santis AmaralSimon FanJessica  GamaFernando Yutaka YamaguchiSarah HabersackAna Luísa SilvaAline Ramos EsperidiãoCecília Martins - GIZVerena MatternCaio WerneckMarcella VazDanielGus_fipLetícia OliveiraMatheus MaiaGustavo Oliveira