Integrando a Cidade: 1º Seminário Nacional do Programa Pró-Cidades

Sobre a iniciativa

O 1º SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA PRÓ-CIDADES é organizado no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Projeto DUS), fruto da cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Ministério Federal para a Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e conta com o apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). O evento acontecerá no dia 07 de dezembro às 14h.

Lançado em 2019, o Pró-Cidades disponibiliza R$2 bilhões por ano para o financiamento de projetos de reabilitação de áreas urbanas e de modernização tecnológica urbana.

O objetivo do seminário é apresentar o Pró-Cidades aos interessados em acessar esses recursos, mostrar o que o programa tem a oferecer e as diretrizes para a aplicação dos financiamentos. Bem como, exemplos de ações que poderiam ser financiadas pelo Programa, trazendo experiências de diferentes contextos nacionais.

A Programa coordenado pelo MDR possui duas modalidades de financiamento. A “reabilitação de áreas urbanas” é voltada a estratégias para a execução de políticas de desenvolvimento local, com foco na qualificação do espaço público e o estímulo à ocupação de imóveis ociosos em centros urbanos. Já a “modernização tecnológica urbana” é destinada à implementação e desenvolvimento de soluções e ferramentas tecnológicas no sentido de otimizar a prestação dos serviços públicos à população e melhorar a qualidade de vida nos ambientes urbanos.

Podem apresentar propostas estados, municípios, o Distrito Federal ou órgãos das respectivas administrações direta e indireta; consórcios públicos; órgãos públicos gestores e respectivas concessionárias ou permissionárias; empresas participantes de consórcios que desempenhem funções de desenvolvimento urbano local ou regional, como sociedades de propósito específico (SPEs); e entes privados que possuam projetos ou investimentos na área de desenvolvimento urbano, desde que autorizadas pelo poder público respectivo.

Para mais informações: Acesse Obter financiamento para reabilitação de áreas urbanas no Pró-Cidades — Português (Brasil) (www.gov.br)

Organizações

Comunidade

Jessica  Gama