Desafio de Inovação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis e Governos Digitais relacionados aos ODS

Descrição da etapa

O Desafio de Inovação tem como objetivo estimular que as 52 cidades priorizadas pelo projeto desenvolvam soluções inovadoras para os problemas reais enfrentados pelo município.  Com isso, pretende promover uma cultura de inovação no setor público e, assim, acelerar a busca por soluções criativas para problemas críticos municipais ou sub-regionais que estão associados com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e aos temas trabalhados nos módulos de capacitação. Além disso, o Desafio servirá para disseminar soluções inovadoras que sirvam de inspiração ou de referência para outras iniciativas. 

O Desafio estimulará o engajamento e o trabalho conjunto entre os municípios, bem como o agrupamento dos mesmos em torno de temas afins e áreas de atuação de interesse comum. Desse modo, é esperado que redes/consórcios de cidades que se propõem a superar problemas que impactam negativamente no alcance dos objetivos da Agenda 2030 na região surjam organicamente, a partir do desenvolvimento de soluções inovadoras pelos próprios servidores.  

O Desafio acontece na sequência dos Módulos de Capacitação, que ajudarão a construir competências para a criação de práticas inovadoras. Em complementação, workshops curtos poderão ocorrer durante o período do Desafio, com conteúdos sobre metodologias participativas, cocriação de ideias inovadoras e a importância das políticas baseadas em evidências.

(As datas previstas no Cronograma para as atividades do Desafio G52 estão sujeitas à alterações.)

Programação:

Período de Inscrições

Para participar, as equipes deverão se inscrever até 17 de setembro de 2022 por meio do formulário inserido na plataforma da ENAP.

Período de submissão dos cases

Após a inscrição, as equipes deverão enviar o seu case de no máximo 10 páginas contendo a descrição do problema, a solução e o projeto para implementação por meio da plataforma da ENAP até o dia 16 de outubro de 2022.

Realização de Webinar sobre o Desafio G52

Realização de Webinars semanais para apresentação do Desafio Rede de Cidades Polo do Nordeste G52 e respostas às dúvidas que surgirem.

Realização de Mentorias

Período de realização de Mentorias/Oficinas para auxiliar na construção dos "Cases" para submissão no Desafio Rede de Cidades Polo do Nordeste G52.

Período de avaliação das propostas

Período de avaliação e julgamento dos "Cases" propostos pelos Municípios ou conjunto de Municípios do G52.

Divulgação do resultado

Data de divulgação dos "Cases" premiados e suas respectivas colocações.

Evento público de premiação das propostas

Evento de premiação previsto de ser realizado na cidade de Recife/PE.

Organizações